top of page

Terapia com videogames ajuda idosos a recuperar o equilíbrio e evitar quedas


Dores nas articulações, falta de mobilidade, dificuldade para realizar tarefas diárias como caminhar, subir degraus ou se abaixar, são alguns sintomas do envelhecimento. Pessoas com mais de 65 anos têm mais chances de sofrerem acidentes domésticos devido à falta de equilíbrio que pode ser provocada por diversos motivos, entre eles doenças degenerativas como a artrose, distúrbios de visão, fraqueza muscular e outros. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que um em cada três idosos com mais de 65 anos já sofreu uma queda, e um em cada 20 teve uma fratura ou precisou de internação por causa da queda.


Nesse contexto, o exercício físico é fundamental para aperfeiçoar o equilíbrio e fortalecer os músculos em todas as fases da vida, mas especialmente com o passar dos anos. Agora, um tratamento usando videogames está sendo utilizado como opção de terapia para homens e mulheres com mais idade ou com problemas nas articulações.


A proposta de reabilitação virtual utiliza jogos com sensores de movimentos, estímulos visuais, sensoriais e música na realização de exercícios e atividade física. O objetivo é melhorar o equilíbrio de pacientes, em especial de idosos, ajudar na prevenção de quedas e também na recuperação após cirurgias ortopédicas como artroplastias de quadril e joelho.


O aposentado Serafim Luiz Mandin, de 79 anos, disse que a novidade está contribuindo para a evolução da fisioterapia, que em alguns momentos se tornava repetitiva para ele. “Eu nunca havia tido contato com videogame. É uma atividade que nos ajuda a ter concentração e equilíbrio ao mesmo tempo, ajudar a manter sempre o foco. Gostei muito", conta.


O diferencial do programa é que na avaliação física utiliza-se um software de avaliação do equilíbrio e do risco de queda, que fornece indicadores precisos a serem trabalhados pelo fisioterapeuta e pelo profissional de educação física.


De acordo com a coordenadora da AGMA, Clínica de fisioterapia localizada no ECO Medical Center, em Curitiba, a Dra. Rubia Benatti, os videogames favorecem a realização dos movimentos, simulando um ambiente motivador e mais próximo da realidade, além de possibilitar diferentes estímulos ao mesmo tempo (visual, auditivo e sensorial).



"Essa terapia ajuda no processo de reabilitação da marcha, equilíbrio e coordenação, indicada para as pessoas que sofrem com desequilíbrio corporal, em especial aqueles com limitações físicas como os idosos e pacientes pós lesões ou cirurgias", explica. "A ideia é que os pacientes recebam, de acordo com o grau de desequilíbrio apresentado, exercícios individualizados por meio de videogames com jogos que estimulam as habilidades motoras, aprimorando o controle do tronco e equilíbrio corporal em diferentes posições, melhorando assim a força e resistência muscular do tronco, membros superiores e inferiores. Sem contar que a experiência no programa é incrível", explica a fisioterapeuta.


Para o médico ortopedista do Eco Medical Center, Daniel Carvalho, que é especialista em cirurgia do joelho e medicina do esporte, a proposta de utilização de elementos virtuais favorece a aderência do paciente ao tratamento. "Além disso, possibilita maior controle da evolução da melhora e da segurança dos pacientes, já que a maioria dos idosos possui alguma debilidade na marcha ou no controle muscular", avalia Daniel, .


Recuperação de pacientes com Artrose


Para o ortopedista e cirurgião do joelho e do quadril, Thiago Fuchs, que atua no Instituto Fuchs, a terapia também pode contribuir para a recuperação de pacientes com diferentes níveis de artrose e após a realização de cirurgias como as artroplastias de quadril e joelho.


"Estimular o ganho de mobilidade, o trabalho de força muscular e o equilíbrio pode ajudar no controle das dores da artrose, melhorar a qualidade de vida e também ser um passo muito importante na prevenção de quedas, devido ao alto risco de fratura em idosos que sofrem quedas, principalmente, domiciliares", finaliza Fuchs


Workshop


Na próxima quinta-feira (29), a AGMA e o ECO Medical Center realizarão o primeiro workshop de reabilitação virtual do equilíbrio para profissionais da área da saúde. O evento reunirá médicos de diversas especialidades como neurologistas, geriatras, ortopedistas, otorrinolaringologistas, otoneurologistas, oftalmologistas, clínicos gerais, fisioterapeutas e profissionais de educação física para mostrar como funciona a reabilitação virtual que pode ser usada nos pacientes. Após o workshop, os atendimentos já estarão abertos para agendamento.


Os pacientes serão atendidos individualmente ou com até 2 pessoas. As sessões duram aproximadamente 50 minutos e devem ser realizadas 2-3 vezes por semana na Clínica Agma, localizada no último andar do ECO Medical Center.


Serviço: Workshop Reabilitação Virtual do Equilíbrio


Data: 29/10

Local: Clínica Agma Physio and Training, localizada no Eco Medical Center - 9o andar

Horário: 18h30

Endereço: Rua Goiás, 70 - Água Verde







Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page