Receitas de sobremesa com baixo custo para economizar nas festas de fim de ano



Com as festas se aproximando, grande parte das famílias brasileiras busca alternativas para economizar no fim do ano. Em 2021, fazer as compras ficou mais caro e isso também vai refletir no período de festas. A ceia de Natal, por exemplo, deve ficar 27% mais cara, com relação ao ano passado.


O dado, apresentado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que alimentos como frango, ovo, bacalhau e lombo suíno estão entre os alimentos que compõem ceias típicas deste período, mas que tiveram aumento considerável no preço. Nem o famoso panetone ficou de fora. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o doce natalino está quase 26% mais caro para o consumidor.


Como uma maneira de buscar alternativas e driblar os altos preços, o Chef Éric Velasquez – professor do curso de Pâtisserie do Centro Europeu – separou duas dicas de receitas saborosas e mais em conta para enriquecer as festas de fim de ano.


De acordo com Velasquez – que iniciou sua trajetória profissional no Centro Europeu como aluno, cursando “Pâtisserie & Boulangerie” e “Chef de Cuisine e Restaurateur”, em 2014 e 2015 – a escolha dos ingredientes foi pensada a partir de itens que estão mais baratos para o consumidor, mas que ainda assim é difícil fugir totalmente do reajuste de preço nos alimentos.


“Pensando que Natal remete muito a frutas vermelhas, com alta grande em morango, amora, framboesa, mirtilo e cereja, o preço desses itens sobe muito. Então, trouxe duas receitas com frutas diferentes, que são aquelas amarelas e verdes e que devem ter preços mais em conta”, explica Velasquez.


As receitas são uma Panna Cotta de Coco com calda de frutas amarelas e uma Pavlova de frutas verdes. Ambas servem até 8 pessoas. Confira a seguir quais são os ingredientes e modo de preparo.


Receita 1: PANNA COTTA DE COCO COM CALDA DE FRUTAS AMARELAS

Ingredientes 400ml leite de coco 200ml creme de leite fresco 200ml leite integral 120g açúcar 12g gelatina incolor em pó 50ml água para hidratar a gelatina

Modo de preparo 1. Hidrate a gelatina com a água e reserve. 2. Em uma panela coloque o leite de coco, o creme de leite, o leite e o açúcar e leve para aquecer, sem deixar ferver. 3. Dissolva a gelatina na mistura aquecida e coloque em uma taça ou recipientes individuais que irá servir. 4. Leve para gelar.

Calda de frutas amarelas 100g manga 100g abacaxi 100g pêssego 50g maracujá 50ml suco de laranja 150g açúcar

Modo de preparo 1. Em uma panela coloque todas as frutas. 2. Acrescente o açúcar e leve ao fogo baixo. 3. Mexa até que as frutas fiquem com a calda mais espessa. 4. Deixe esfriar e sirva com a Panna Cotta.





Receita 2: PAVLOVA DE FRUTAS VERDES

Ingredientes: 3 claras de ovo 175g de açúcar 5ml vinagre de vinho branco ou maçã 3g amido de milho 300g creme de leite fresco 150g açúcar Maçã verde Uva verde Kiwi

Modo de preparo: 1. Dividir o açúcar em três partes iguais. Bater as claras em picos firmes. 2. Coloque a primeira parte de açúcar e deixe bater um pouco, acrescente a segunda metade e deixe bater mais 1 minuto. 3. Na terceira parte de açúcar acrescentar o amido de milho e o vinagre. Junte nas claras até incorporar bem e bata até ficar em picos firmes novamente. 4. Forme um ninho de 30 cm em cima do papel manteiga. 5. Asse a 150 graus por 1 hora. Deixe esfriar no forno desligado. 6. Bater o creme de leite com o açúcar em ponto de picos firmes e rechear o ninho de merengue juntamente com as frutas picadas. 7. Decorar com hortelã.


CURSOS – O Centro Europeu é uma escola tradicional por formar milhares de profissionais de áreas distintas, incluindo profissionais de gastronomia. A Escola de Gastronomia disponibiliza cursos como Chef de Cuisine-Restaurateur, Sommelier, Pâtisserie, Boulangerie, Sommelier, Beer Sommelier & Home Brewer e outros. Conheça mais sobre os cursos clicando aqui.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square