top of page

Paraná está entre os cinco estados com maior número de pacientes em tratamento com cannabis


Foto: Divulgação / Anna - Sturtup de medicina canabinóide, no Eco Medical Center, em Curitiba


Pelo menos 2.015 pacientes realizam tratamento com substâncias derivadas da planta cannabis sativa, no Paraná. O estado está entre os cinco com maior número de prescrições médicas para este tipo de terapia, em todo o Brasil.

Os dados são de um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (Abicann) e também da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Apenas em 2021, 2.015 pacientes foram autorizados a importar a substância no estado.

É o caso do martelinho de ouro, Alan Santana, de Curitiba, que trata as patologias de ansiedade, depressão e dor crônica com o uso do óleo de canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC). “O acesso a esse medicamento me trouxe qualidade de vida e bem-estar. Deixei de tomar os fármacos tradicionais que me traziam uma série de efeitos colaterais, sem o resultado esperado, e iniciei o tratamento com medicamentos à base de cannabis há aproximadamente 4 anos. Hoje tenho minha saúde completamente estável”, relata.

Eco Medical inaugura Centro de Acolhimento

Com o objetivo de atender a demanda da população, Curitiba acaba de receber a startup Anna Medicina Endocannabinoide, no Eco Medical Center. A startup firmou parceria com o Eco, onde será inaugurado um espaço de acolhimento e orientação para atender os pacientes e médicos que prescrevem o tratamento.

O Eco - Centro Médico que reúne mais de 35 especialidades em um só lugar - tem como diferencial a integração entre médicos e especialidades que poderão prescrever os medicamentos para diferentes tipos de doenças e sintomas.

“Temos vários tipos de produtos como os óleos, pomadas e dermocosméticos, todos advindos da Cannabis e autorizados legalmente pelas autoridades. Além disso, também realizaremos eventos com o propósito de orientar todos os que buscam mais informações e segurança”, afirma a CEO e cofundadora Kathleen Fornari, que trabalha com o mercado de cannabis medicinal desde 2020.


Foto: Divulgação / Anna - Sturtup de medicina canabinóide, no Eco Medical Center, em Curitiba

A Anna Medicina Endocannabinoide já atua de forma digital e vai inaugurar o espaço físico de acolhimento no início de março de 2023.

“No Eco o paciente poderá realizar a consulta e, a partir da prescrição da substância e da dose adequada, adquiri-lá conosco de forma legal e ágil, com a possibilidade de conhecer os inúmeros benefícios deste tratamento”, explica Kathleen. A expectativa é atender mais de 12 mil pessoas até 2024, via marketplace e também no espaço físico, localizado no bairro Água Verde.

A Anvisa já regulamentou o uso, comercialização e importação de 18 produtos à base de cannabis no Brasil, sendo que oito possuem diversos canabinóides da planta e dez o fitofármaco canabidiol. Dois do total de produtos possuem concentração de THC acima de 0,2% e são destinados a cuidados paliativos para pacientes sem outras alternativas terapêuticas. A autorização sanitária foi feita através da Resolução RE 1.492.

O CEO do Eco Medical Center, Patrick Gil, explica que o local é propício para o Centro de Acolhimento, tendo em vista que possui em seu conceito a inovação.

"Seremos o primeiro Centro Médico a contar com um espaço físico - com orientação médica - para o uso da planta direcionado ao tratamento de saúde", afirma Patrick.


Dados atuais

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (Abicann), o mercado de cannabis poderia reverter US$30 bilhões ao ano para o Brasil a partir de 2030. Apenas no Paraná são 906 farmácias vendendo canabidiol, segundo o Coordenador grupo de trabalho farmacêutico ABICANN.

A Secretaria de Saúde do Paraná fornece produtos à base de cannabis a 204 pacientes que conseguiram, via judicial, o direito de recebê-los do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, existem casos em que a justiça determinou o fornecimento de substâncias importadas e, nessas situações, o paciente recebe o valor para a compra, porém a SESA não tem o número de cidadãos beneficiados desta forma. Atualmente está em trâmite no estado o Projeto de Lei 962/2019 que assegura ao paciente sem condições financeiras o direito de acesso ao medicamento, sem necessidade de processos judiciais.

Propriedades terapêuticas

Ao contrário do que muitos acreditam, o canabidiol (CBD) não é a única propriedade terapêutica da maconha. Diversos estudos científicos já comprovaram que o tetrahidrocanabinol (THC), em doses adequadas, auxilia no tratamento de patologias diversas, como a dor crônica, tem efeito anti-inflamatório, reduz casos de espasmos, melhora a qualidade do sono e do apetite, entre outros benefícios. A planta possui também outros fitocanabinóides como o CBG (Cannabigerol) e CBN (Canabinol), com indicações médicas específicas.

Nosso organismo, por sua vez, possui o sistema endocanabinóide, que é responsável por vários processos fisiológicos do nosso corpo e é capaz de receber essas substâncias, que auxiliam em seu funcionamento, oferecendo benefícios aos pacientes.

Para saber mais, acesse nosso site.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page