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Ortopedista orienta como evitar lesões na prática de exercícios no “Projeto Verão”



O verão está se aproximando e, com ele, as férias e uma tendência no aumento da prática de atividades físicas, sem orientação especializada, o que pode colocar a saúde em risco.

“É muito comum que neste período do ano algumas pessoas que não têm o hábito de praticar atividades físicas comecem a fazer exercícios pensando em melhorar a aparência - o que pode ocasionar lesões”, explica o ortopedista Lucas D’ Amico.

Para que se tenha ideia, uma pesquisa divulgada pelo Itaú Unibanco, apontou que os gastos em PIX e cartões aumentaram em academias, lojas de artigos esportivos e de suplementos, no último trimestre de 2022. Só nas academias de musculação e crossfit a alta foi de 104% e 18%, respectivamente, entre outubro e dezembro do mesmo ano. As transações com PIX tiveram crescimento de 40% nas operações em lojas de suplementos e, nas lojas de artigos esportivos, 151%.

Segundo o ortopedista especialista em joelho e quadril, Dr. Lucas D’amico, pode ocorrer lesão em caso de sobrecarga nas articulações. “Os esportes são importantes para o nosso corpo e evitam uma série de doenças, mas é essencial que sejam orientados por um especialista e realizados em uma intensidade adequada para os hábitos esportivos individuais”.

São diversos os tipos de lesões que podem acontecer e, na maioria dos casos, a dor e o inchaço são sintomas importantes e sinais de alerta para buscar um médico. “Podemos falar em tendinites, rupturas parciais e totais de ligamentos e tendões, lesões de cartilagem, pubalgia e fratura por estresse, por exemplo. O tratamento depende muito do grau de evolução e dos hábitos de vida do paciente”, ressalta.

Quem já apresenta dor nas articulações também deve se exercitar mas, nesses casos, são recomendados exercícios de baixo impacto. “É o caso do yoga, natação e tênis, por exemplo. Lembrando sempre que o ideal é conversar antes com o médico responsável pelo seu caso e manter o acompanhamento com um profissional de educação física”.

VAI SE EXERCITAR NA PRAIA? Cuidado!

Mesmo quem já tem o hábito de praticar exercícios físicos deve ficar atento às mudanças de temperatura e ambientes para as atividades feitas na praia.

Além do aquecimento que deve ser mais intenso - já que a areia exige mais da musculatura - existem outros cuidados que devem ser tomados, segundo o Dr. Lucas. “Escolha um calçado adequado para caminhar ou correr na areia e prefira locais planos. Regiões com inclinação provocam sobrecarga em um dos lados do corpo e a areia fofa aumenta o risco de torção”, ressaltou.

O consumo adequado de líquidos para manter o corpo hidratado, bem como evitar a exposição solar entre às 10h e às 16h e aplicar protetor solar é indispensável para cuidar da saúde e do bem estar.


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