Mercado de eventos aquecido gera oportunidades para pessoas que têm talento para organizar recepções


A pandemia fez com que as pessoas passassem a realizar mais confraternizações e encontros entre amigos dentro de casa. Em contrapartida, a retomada reaqueceu o mercado de eventos, festas e casamentos no Brasil, garantindo ao setor o seu melhor momento, segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape).


No entanto, o que não mudou é que, em todos os lugares, o receber bem é uma arte e agora também pode se tornar uma profissão para quem gosta desta área.


Para que se tenha ideia, a busca intensa por demandas e ofertas deste tipo de serviço inflacionou o mercado neste ano de 2022, resultando em eventos até 30% mais caros do que em 2019, antes de a pandemia derrubar o setor no início de 2020. "Desde outubro a demanda aumentou muito. O desafio é a outra ponta, a oferta, porque tem uma cadeia desestruturada", disse Doreni Caramori Júnior, presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), em entrevista recente.


Personal Welcome


De olho neste mercado de trabalho promissor, o Centro Europeu - tradicional escola de profissões de Curitiba, está lançando o curso de Personal Welcome.


A proposta é destinada para pessoas que desejam obter ou ampliar os conhecimentos na ‘Arte de Bem Receber’ e aplicá-los de forma segura e diferenciada em seus eventos pessoais. Ou ainda, para aqueles que desejam investir no mercado de eventos de forma sólida e diferenciada, ou que buscam uma transição de carreira ou já desenvolvem atividades relacionadas às áreas de decoração, personal organizer, design de interiores e consultoria de eventos, para se especializar ainda mais nesse segmento.


Entre as disciplinas previstas no curso estão Design do Evento, Tipologia de Eventos Sociais, Planejamento do Evento, abordando desde a conceituação do projeto, até a organização e execução das etapas do evento (convites, formas de tratamento, relação anfitrião e convidados, escolha do estilo da mesa, composição de mobiliário, louça, textura e cores, arranjos e decorações, talheres e rouparia de mesa).



Nas aulas de Table Decor e Serviços à Mesa, o participante terá aulas práticas dos diferentes serviços e composições de mesas. A grade curricular inclui ainda Dress Code, tratando sobre os trajes adequados para cada tipo de ocasião, e Petit Sommelier, levando conhecimento sobre o mundo do vinho, harmonização e enogastronomia.


"E para ser um profissional de sucesso, o curso dá o caminho de como empreender, identificando os custos do negócio, orçamento de prestação de serviços e lucratividade", afirma o supervisor do curso e diretor acadêmico do Centro Europeu, Rogério Gobbi.


No decorrer do curso, os alunos também terão a oportunidade de participar de workshops com convidados que irão abordar experiências, vivências e aspectos práticos das diferentes etapas até o fechamento de um evento.


Professores de peso


Entre os professores estão o designer, Marcos Soares, que atua há 25 anos na área de arquitetura de interiores e em eventos sociais; Juliana Schneider e Caroline Zonatto, que há 19 anos atuam em eventos sociais e corporativos; Marcelo do Carmo Rocha, com experiência profissional em empresas no Brasil e no exterior, como Rede Accor, McDonald's e SHMS Hotel; Elaine Piovesan, estilista e especializada nas áreas de visual merchandising, branding e mercado de Luxo; Sandra Zottis, enóloga formada pelo Instituto Superior de Viticultura e Enologia no Rio Grande do Sul; Sílvia Lopes, design de interiores e produtora de eventos, internacionalista com pós-graduação em gestão de protocolo e cerimonial e Hermes Custódio, chef de cozinha com especializações internacionais em Alba na Itália e que integra o time de gastronomia do curso de Chef de Cuisine – Restaurateur do Centro Europeu.


SERVIÇO


Aulas às 3ª e 5ª feira


Horário: das 14h às 17h30


Início: 13 de setembro de 2022


Término: 11 de novembro de 2022


Local: Unidade de Gastronomia do Centro Europeu.

Posts Em Destaque
Posts Recentes