Dia Nacional do Trânsito: novo Pátio para pernoite de caminhões contribuirá para mobilidade em Paran




Os investimentos em mobilidade urbana em Paranaguá – cidade portuária que recebe diariamente cerca de dois mil caminhões para descarregar cargas todos os dias – crescem a cada ano. A construção de novos pátios para o estacionamento de caminhões é uma alternativa que contribui para desafogar o trânsito e melhorar a segurança no entorno do Porto.


Entre os investimentos recentes realizados está o primeiro pátio para estacionamento de caminhões que permite a pernoite do motorista. Inaugurado há dois meses pela Fastfrete – empresa que já atua com sistema eletrônico de gestão e cotação de frete – o empreendimento entrou em operação e está sendo visto com bons olhos por usuários e moradores.


“Melhorar a mobilidade no trânsito diz respeito à qualidade de acesso das pessoas a seus locais de interesse. Quando disponibilizamos uma opção segura para os veículos de cargas estamos, ao mesmo tempo, reduzindo o fluxo destes veículos no ambiente público urbano, contribuindo com o meio ambiente e com a segurança dos motoristas e da população”, afirmou um dos investidores do novo pátio da Fastfrete, Valdécio Bombonatto.


Dia Nacional do Trânsito – Na data em que é comemorado o Dia Nacional do Trânsito – 25 de setembro – a preocupação com o meio ambiente e a segurança no trânsito é destaque no planejamento da cidade e também das empresas que atuam em Paranaguá.


A Portos do Paraná, por exemplo, atualizou as regras de trânsito para circulação na faixa primária do Porto de Paranaguá. As mudanças vigoram a partir de 25 de outubro. O principal objetivo da modernização das normas, juntamente com a intensificação da fiscalização, é tornar as instalações portuárias cada vez mais seguras, atendendo aos requisitos ambientais – medidas para melhorar a eficiência de toda a operação. O desrespeito às determinações poderá gerar desde uma simples advertência orientativa até o bloqueio do cadastro de acesso por até 30 dias, conforme a gravidade da infração.


“Os pátios são fundamentais no suporte a mobilidade urbana, tendo em vista que, enquanto aguarda para descarregar ou após ter feito a descarga na faixa portuária, o motorista pode descansar para seguir viagem com a sua segurança física preservada”, destaca o diretor Operacional da Fastfrete, Paulo Henrique Tonello.


Localizado próximo ao pátio de triagem do Porto de Paranaguá, o novo pátio tem capacidade para 240 vagas, possui circuito interno de segurança, monitoramento 24 horas, banheiros com duchas, cozinha e área de convivência. No local também entrará em operação em breve churrasqueiras, área de lazer para crianças, loja de conveniência, consultório médico e odontológico, lavanderia e barbearia.


Cuidados com o meio ambiente – Outra novidade instalada no novo pátio de caminhões é a possibilidade de realizar o serviço de limpeza da carroceria do caminhão com jato de ar. O sistema consiste em um poderoso soprador, que acelera o processo de limpeza e evita que o motorista tenha que subir na carroceria para realizar a limpeza manual. Isso também reduz o risco de quedas e de contato com insetos e animais peçonhentos, por exemplo.


“Realizando a limpeza no pátio, que possui destinação adequada de resíduos, trazemos uma solução para evitar que a limpeza das cargas seja feita em ruas e avenidas da cidade”, completa Tonello.

Acesse o nosso site e saiba mais: www.fastfrete.com.br




Posts Em Destaque