Curitiba terá pré-seleção Brasil para a Tiramisù World Cup 2023




Confeiteiros amadores do Paraná terão a oportunidade de participar da Tiramisù World Cup, campeonato internacional que acontece anualmente, em Treviso, na Itália. As cidades de Curitiba, São Paulo e Joinville são as únicas do país que irão sediar a Pré-seleção Brasil, quando os participantes inscritos deverão preparar o popular doce italiano a base de savoiardi (biscoitos italianos que lembram as “bolachas champagne”, porém, com uma textura muito mais leve e menos doce), queijo mascarpone, ovos, café, cacau em pó e açúcar.


A etapa do Paraná será realizada na unidade de gastronomia do Centro Europeu, tradicional escola de profissões de Curitiba, no próximo dia 6 de agosto. A supervisão da etapa será do chef italiano Massimiliano Morabito, da Osteria Capitolina. As inscrições são gratuitas para candidatos de todo o território nacional e as vagas são limitadas.


Para Rogério Gobbi, diretor acadêmico e supervisor dos cursos de Gastronomia do Centro Europeu, os candidatos precisam, antes de tudo, gostar da cultura gastronômica da Itália: "É necessário ser fiel às técnicas, aos produtos italianos e, claro, apreciar a arte da confeitaria e das sobremesas", aconselha Gobbi que também está à frente da recém lançada universidade do doce do Centro Europeu.


Critérios para participação


Todos os participantes devem ser maiores de 18 anos e confeiteiros amadores, sem atuação profissional no setor de Gastronomia. A avaliação dos candidatos deve preencher requisitos como a prática de execução da receita, o equilíbrio da montagem, a aparência, o sabor, a harmonia e a intensidade do paladar. A banca de jurados é composta por chefs de cozinha, jornalistas e autoridades locais.


Em 2022, os vencedores ganharão uma Cooking Class online exclusiva com os campeões mundiais, além de terem acesso direto às próximas provas a serem realizadas no Brasil em 2023.


Em São Paulo o desafio será realizado no dia 29 de julho, na unidade de Guarulhos do IGA – Instituto Gastronômico das Américas. A cidade de Joinville vai hospedar a etapa de Santa Catarina, em 13 de agosto, no Centro de Cultura Dante Alighieri.


A Pré-seleção Brasil é organizada pela Tiramisù World Cup e pelo site Jardim Italiano, um portal de conteúdo sobre cultura, personalidades e variedades da Itália. O evento acontece em parceria com a Natural Café, de Curitiba, além de patrocínio da empresa alimentícia italiana Matilde Vicenzi e da Calimp Importadora, de São Paulo. Conta ainda com apoio institucional do Consulado Italiano do Paraná e de Santa Catarina, da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná, além da FIC Brasile – Federazione Italiana Cuochi e a Tiramisù Academy Brasil.


Gillo Brunisso, responsável pelo evento no Brasil, ressalta que, apesar de a pré-seleção deste ano ainda não ser o desafio oficial, trata-se de uma grande oportunidade de treinamento que não deve ser desperdiçada pelos interessados. "Antes da prova, todos receberão dicas preciosas de um chef profissional e poderão aprender na prática", revela Brunisso.


Já Francesco Redi, da agência de turismo gastronômico Twissen Group, organizadora da Tiramisù World Cup, na Itália, está ansioso para conhecer o desempenho dos brasileiros: "Estou muito animado com este novo desafio da Pré-seleção Brasil para a Tiramisù World Cup 2023, que finalmente aterrissa do outro lado do oceano.Quem sabe o futuro campeão da Tiramisù World Cup 2023 não estará entre os brasileiros?", pergunta.


Inscrições


As inscrições estão abertas e podem ser feitas por um formulário, no site oficial do evento, enquanto durarem as vagas.


Outras informações e os requisitos básicos para participar estão disponíveis no site oficial do evento.


Serviço


Pré-seleção Brasil para a Tiramisù World Cup 2023 - Paraná


Data: 6 de agosto na sede da escola de gastronomia do Centro Europeu


Preço: gratuito


Prazo: enquanto houver vagas




Posts Em Destaque
Posts Recentes