Curitiba é a cidade onde a consultoria de imagem mais se expande no Brasil

Consultores de imagem são os profissionais que auxiliam o cliente a compor um look de acordo com a imagem que deseja transmitir



Foto ilustrativa / Shutterstock

Andreza Rossini e Ceres Batistelli


Um levantamento da Associação Internacional de Consultores de Imagem do Brasil aponta que Curitiba é a cidade brasileira onde a profissão tem maior expansão no país. A entidade tem o mais alto número de associados de todo o mundo e a consultoria de imagem foi elencada pelo jornal The New York Times como uma das profissões do futuro.

Para que se tenha ideia, no Centro Europeu -- tradicional escola de profissões - a procura pelo curso saltou 2042% em sete anos, de acordo com a instituição. Atualmente, 300 alunos estão matriculados e frequentando as aulas, nas cidades de Curitiba e Ponta Grossa. Com o mercado competitivo, o profissional pode atuar em várias áreas, como: lojas, treinamento de vendedores, orientação de empresários, atendimento direto ao cliente, atendimento para políticos, marcas, shoppings e outros.

De acordo com a presidente da Associação Internacional dos Consultores de Imagem (AICI), Silvia Scigliano, a consultoria de Imagem evoluiu muito durante os anos e não é mais responsável apenas por melhorar a estética das pessoas.

"Muitas pessoas buscam um consultor de imagem para aumentar a autoestima. No entanto, o diagnóstico de estilo traz à tona as emoções, que são combustíveis para concretização de sonhos, tornar processos de pensamento mais flexíveis, criativos e eficientes. Isso permite que as mudanças durante o processo sejam consistentes", afirmou Silvia. A AICI está é a maior associação de profissionais de consultoria de imagem do mundo, presente em mais de 60 países. Os membros da AICI assessoram pessoas e empresas quanto aos três pilares da imagem: aparência, comportamento e habilidades de comunicação.

Evolução - Outro fator importante é que a consultoria reúne as competências individuais de cada pessoa, promovendo mais energia e dedicação para focos e objetivos pessoais ou profissionais para homens e mulheres.

"O trabalho permite alavancarmos as nossas melhores "soft skills", ou seja, nossas melhores habilidades nas relações interpessoais. E o comportamento guiará muito as impressões que os outros têm sobre nós. É a partir do primeiro contato, pessoal ou online, que nossas relações podem ou não ser bem-sucedidas, especialmente no que se refere ao aspecto profissional, já que em alguns casos podemos não ter uma nova chance de desfazer uma primeira impressão negativa", reforça Silvia.

Outro aspecto importante mencionado pelo supervisor do curso de consultoria de imagem do Centro Europeu, Pablo Inisio, é que a consultoria de imagem contribui para que as pessoas se aceitem mais e valorizem o que elas têm de melhor.

"A autoconfiança surge quando há energia, dedicação e integração na atividade reunindo as competências individuais. Quando falamos de corpo, biotipo, modelagens de roupa, ilusão de ótica sempre traz à tona um desafio a ser superado: a visão que temos do nosso próprio corpo", destaca Pablo.

Ele explica que a ideia do curso é tornar o desafio -- de a pessoa se vestir de acordo com o que quer transmitir -- um processo fácil e prazeroso.

Exemplo - A advogada e consultora de imagem e estilo, Thayana Zanoni da Cunha, que realizou o curso do Centro Europeu, em 2020, conta que começou a trabalhar na área no mês seguinte a sua formação em consultoria.

"O curso trouxe um pilar essencial para eu ter mais confiança e começar a trabalhar de forma imediata. Hoje, estou estável na profissão, tenho uma coluna sobre Imagem e Estilo e estou muito feliz e realizada em trabalhar com algo que tanto amo", afirmou.

O serviço é completamente personalizado de acordo com as necessidades de cada cliente. Existem no mercado consultores especialistas em gestantes, cadeirantes, população LGBTQIA+, beleza negra, entre outros nichos. "Respeitamos o estilo, o formato do corpo e do rosto. Além disso, trabalhamos também com branding orientando como a pessoa deve se comunicar e se comportar para transmitir a imagem que deseja", afirmou Pablo Inisio.

CURSO - O aluno que estuda no Centro Europeu sai do curso preparado para o mercado de trabalho, segundo o coordenador. "Nosso trabalho de conclusão exige que coloque todas as técnicas que aprendeu, em prática, e isso inclui atender homens e mulheres, com as linhas e estilos adequados para cada caso".

Entre as disciplinas do curso estão: história da moda, tipologia física, Estilo, coloração pessoal, moda masculina, revitalização de guarda-roupa, visagismo, armário cápsula, dress code, etiqueta e comportamento, tendências, personal chopping online, dossiê e banca e atendimento online.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square