top of page

Consultoria de Imagem contribui para reposicionamento de pessoas no mercado de trabalho

Cerca de 250 consultores de imagem devem se reunir em Curitiba, neste sábado (26), para o III Encontro Nacional de Consultoria de Imagem




Uma das profissões mais requisitadas do mercado de trabalho nos últimos anos, a consultoria de imagem, tem contribuído para melhorar a vida de milhares de pessoas. Cerca de 80% das pessoas que buscam um consultor de imagem têm como resultado uma maior segurança para alcançar a mudança almejada. Os dados são da Associação Internacional dos Consultores de Imagem (AICI).


"O trabalho do consultor de imagem tem como objetivo principal valorizar o melhor da essência de cada um, trazer à tona atributos que uma pessoa sequer percebe que tem e que pode agregar valor à imagem pessoal e profissional e potencializar a autoestima", explica o consultor de imagem, Pablo Inísio, que coordena o curso de consultoria de imagem do Centro Europeu, em Curitiba.


A construção de imagem é desenvolvida através de três pilares: aparência, comportamento e comunicação. "Esses elementos são trabalhados a partir de técnicas de autoconhecimento que ajudam a valorizar as características de cada um e a transformar em algo positivo para a sua imagem", reforça Pablo.


Entre os nichos de atuação dos consultores estão o desenvolvimento de identidade visual pessoal, coaching executivo, palestra ou treinamento sobre imagem pessoal, personal Branding (marca pessoal), treinamento de oratória, treinamento de etiqueta, código de vestuário da empresa, desenvolvimento de uniformes, habilidades interpessoais, assessoria de guarda-roupa, assessoria de compras, consultoria de coloração pessoal, styling de cabelo e maquiagem, organização de malas para viagens e outras.


Franciele Almeida mudou de carreira e se encontrou em Consultoria de Imagem │ Foto: Acervo pessoal

Casos de Sucesso

Franciele Cunha de Almeida, 33 anos, atuava na área comercial da indústria farmacêutica e, em meio a pandemia, foi demitida. "Quase entrei em depressão, enviei mais de 60 currículos e não fui chamada para nenhuma entrevista", conta. Para fortalecer a renda, ela que sempre gostou de moda, resolveu abrir um brechó online e buscou capacitação nesta área.


"Fiz o curso de consultoria de imagem e foquei na mudança de carreira. Antes mesmo de terminar o curso, já tinha clientes e já estava aumentando a renda da família. Hoje me sinto muito realizada com essa profissão e em ajudar as pessoas a extraírem seu melhor", conta Franciele.


Durante a pandemia, Mariana Valentini, formada em Marketing e autônoma, insatisfeita com a profissão, buscou ajuda de um coach de carreiras e se encontrou em Consultoria de Imagem.



Mariana Valentini sempre gostou de se vestir bem, mas não conhecia a profissão de Consultora de Imagem antes de buscar por ajuda para carreira. │ Foto: Acervo pessoal

“Desde pequena gostava de me arrumar, tirar fotos e me vestir bem. Isso já estava em mim, mas eu não sabia. Desde que me formei no Centro Europeu, há um ano, me encontrei e estou trabalhando. Hoje consigo trazer isso para as minhas clientes e estou realizada em poder transformar significativamente a vida delas, levando autoestima e fazendo com que se sintam bem ao se olhar no espelho”, diz a consultora.


A advogada Ângela Beatriz Toso, de 41 anos, passou por uma gravidez em 2020 e resolveu voltar a trabalhar em 2022. Ela conta que não se sentia segura e não se identificava mais com suas roupas e com o seu corpo até encontrar a consultora de imagem Mariana Valentini.


"Tinha algumas entrevistas de trabalho e nada ficava bem. Estava sem condições de comprar tudo novo. Então pedi auxílio para uma consultora de imagem, que me ajudou a adequar a minha imagem com as peças do meu armário. O resultado foi 100% de sucesso, consegui a colocação que eu pretendia e ainda aprendi muito e uso todas as dicas no meu dia a dia", conta Ângela que hoje atua com contratos comerciais.


Encontro Nacional

Cerca de 250 consultores de imagem devem se reunir em Curitiba, para o III Encontro Nacional de Consultoria de Imagem, que acontece no dia 26 de novembro, na capital paranaense. Esse é o maior evento da área do Sul do Brasil, com os mais renomados profissionais da área e referências internacionais.


Os participantes terão acesso a um dia de palestras e talk shows com os principais nomes do mercado de consultoria, ramo que trabalha diretamente com moda e estilo, além de exposições de grandes marcas.


De acordo com o supervisor do curso de consultoria de imagem do Centro Europeu, Pablo Inísio, a realização do evento em Curitiba se deve ao fato de que a capital paranaense é a que mais forma profissionais desta área. “Temos aqui no Centro Europeu um curso muito conceituado e concentramos o maior número de consultores associados à Associação Internacional dos Consultores de Imagem”, ressalta.


Aumento na procura por capacitação

Um levantamento da Associação Internacional de Consultores de Imagem do Brasil aponta que Curitiba é a cidade brasileira onde a profissão tem maior expansão no país. A entidade tem o mais alto número de associados de todo o mundo e a consultoria de imagem foi elencada pelo jornal The New York Times como uma das profissões do futuro.


Para que se tenha ideia, no Centro Europeu — tradicional escola de profissões -- a procura pelo curso saltou 2042% em sete anos, de acordo com a instituição. Atualmente, 300 alunos estão matriculados e frequentando as aulas, nas cidades de Curitiba e Ponta Grossa. Com o mercado competitivo, o profissional pode atuar em várias áreas, como: lojas, treinamento de vendedores, orientação de empresários, atendimento direto ao cliente, atendimento para políticos, marcas, shoppings e outros.


De acordo com a presidente da Associação Internacional dos Consultores de Imagem (AICI), Fernanda Luchesi, a consultoria de Imagem evoluiu muito durante os anos e não é mais responsável apenas por melhorar a estética das pessoas.


“A profissão cresceu devido ao despertar das pessoas pelo autoconhecimento, percebendo que a imagem pode potencializar suas conquistas pessoais e profissionais. Além disso, as redes sociais contribuíram muito para mostrar como funciona um atendimento e que ele pode transformar muitas vidas", reforça Fernanda. A AICI é a maior associação de profissionais de consultoria de imagem do mundo, presente em mais de 60 países.


Palestrantes de renome internacional


Entre os nomes confirmados para o III Encontro Nacional estão Luciana Ulrich, fundadora da Studio Immagine, pioneira em Coloração Pessoal no Brasil e no estudo da miscigenação da pele brasileira; Rachel Jordan, consultora especializada em comportamento e estilo e autora do livro “À sua moda: Guia 4Talks de Consultoria de Imagem”; Valeria Doustaly, consultora e fundadora do programa Paris Style Week; Elisa Kohl, especialista em construção de imagem estratégica e autêntica; Cris Carvalho, especialista em produtos e negócios de moda e Lais Machado, consultora de imagem e estilo pós-graduada pela Belas Artes, formada em Negócios de Imagem e Moda pela Fashion School de Portugal.


SERVIÇO:

III Encontro Nacional de Consultoria de Imagem

Data: 26 de novembro

Horário: 08h30 - 19h30

Local: Hotel Qoya - Av. Sete de Setembro, 4211 - Curitiba / PR

Realização: Centro Europeu

Inscrições no Sympla - Valores especiais para alunos e ex-alunos do Centro Europeu, no link.




コメント


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page