3 cursos que você não imagina que podem ser feitos online





Mais da metade (53%) da população brasileira quer mudar de profissão em 2022, de acordo com um estudo feito pela Kaspersky, em 2021, durante a pandemia da COVID-19. O relatório aponta como principais motivos da mudança o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, desejo por um salário mais alto, busca por uma função mais significativa, redução na quantidade do tempo de trabalho e atuação por prazer.

Danilo Bueno, que trabalhava na área financeira, resolveu mudar de profissão e se formou no curso de Chef Pâtisserie, do Centro Europeu, em 2017. “Na época, problemas do meu trabalho me trouxeram depressão, então resolvi colocar em prática o meu sonho de trabalhar com gastronomia. Já em 2018 comecei a atuar com doces e bolos decorados e artísticos e continuei me especializando. O curso foi fundamental para me dar toda a base do aprendizado e abrir as portas para o mundo da gastronomia”, afirmou.

Com o objetivo de auxiliar neste período de mudança para grande parte dos brasileiros, o Centro Europeu - maior escola de profissões da América Latina - oferece 25 cursos online, nas escolas de gastronomia, idiomas, audiovisual, negócios, estilo e design.

Com aulas online “ao vivo”, os cursos garantem total interação entre alunos e professores - que podem estar em qualquer região do Brasil - além de oferecer amplo material de apoio. Nós conversamos com os coordenadores da instituição para falar sobre três cursos que você não imagina que podem ser feitos online:

PILOTAGEM DE DRONE - Pilotos de drones profissionais e interessados em entrar neste mercado - em pleno crescimento - têm a opção de começar um curso online e ao vivo.

O Centro Europeu oferece um simulador de pilotagem de drones, onde o aluno consegue aprender de maneira muito segura tudo que é importante para a pilotagem e replicar o conhecimento em campo, posteriormente.

O supervisor do curso, geógrafo, pesquisador e profissional da tecnologia drones, Alexandre Scussel, afirma que o curso é muito completo e tem várias disciplinas. “Vai muito além da pilotagem, mas para ensinar a pilotar um drone online, nós preparamos vídeos que mostram todas as configurações e preparações necessárias, inclusive os movimentos de pilotagem”, explicou.

Não é necessário ter o equipamento para realizar o curso, mas ter um drone facilita com a prática para o mercado de trabalho. “Muitas empresas e órgãos públicos procuram profissionais formados. Nós oferecemos formação integral, com disciplinas variadas, como engenharia, agronegócio, dados tridimensionais, realidade e processamento de dados, entre outros”, afirma.

Entre as disciplinas do curso estão o universo dos drones profissionais, o uso de drones no setor imobiliário, drones para acompanhamento de obras, introdução ao tratamento profissional de imagens, inspeções com drones, entre outras.

BEER SOMMELIER E HOME BREWER - Os amantes de cervejas que desejam se especializar podem ingressar no curso que, além preparar o aluno para produzir sua própria cerveja, ensina técnicas de degustação, análise sensorial e harmonização gastronômica com a bebida.

As degustações são guiadas em tempo real, quando aluno e professor trocam impressões e fazem, em conjunto, análise de cor e sabor das cervejas, como em um encontro presencial.

Segundo o chef e beer sommelier, professor do Centro Europeu, Guilhermo Spindola, o curso conta com várias aulas práticas, mesmo na modalidade online. “Os alunos vão aprender todas as escolas cervejeiras, entendendo as características das cervejas dessas escolas, com análise sensorial que avalia a cor, aroma e sabor. Também temos a harmonização, onde os alunos vão aprender todos os conceitos para entender e harmonizar cerveja e gastronomia. A parte do Home Brewer ensina todas as etapas para produzir uma cerveja, desde a escolha dos ingredientes, até o envase”, afirmou.

São ministradas aulas de insumos, produções, técnicas de harmonização e também técnicas de serviços da bebida e glassware - adequação de taças. Os alunos recebem um case com taças para degustação, livro de conteúdos, caderno de análise sensorial, abridor de cerveja, kit de análise sensorial (on off flavors) e aproximadamente 40 rótulos de cervejas das principais escolas cervejeiras mundiais, para que possam acompanhar as degustações que serão conduzidas para cada aula.

PÂTISSERIE - É uma área consolidada e diferenciada da gastronomia, com carência de profissionais no mercado. O curso do Centro Europeu oferece ao aluno total conhecimento sobre o preparo de massas finas para a confecção de doces e salgados.

Enquanto o professor conduz a aula, ensinando determinada receita, o aluno acompanha e a produz em sua própria casa. Antes do início das aulas, o estudante recebe as informações dos insumos que serão necessários e, prepara o prato, trocando informações ao vivo e recebendo os feedbacks necessários.

De acordo com o supervisor do curso de gastronomia, Rogério Gobbi, as aulas foram planejadas a partir da experiência da instituição com as aulas presenciais. “O curso online foi elaborado com um modelo pedagógico especialmente para este formato. O aluno vai se surpreender com o volume de conhecimento, aprendizado e técnicas que hoje são utilizadas nas principais confeitarias ao redor do mundo, sem sair de casa”.

Entre as disciplinas do curso estão: Introdução à Pâtisserie, Pâtisserie & Viennoiserie, Chocolateria: Arquitetura de Tortas e Técnicas de Finalização, Confeitaria Gourmet, Confeitaria Fit & Veg, Empreendendo em Pâtisserie e Pâtisserie Criativa.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square