top of page

Organizações internacionais recomendam cirurgia metabólica para diabetes tipo 2


A Revista Diabetes Care acaba de publicar o documento “Cirurgia Metabólica no Algoritmo de Tratamento para Diabetes Tipo 2: Uma Declaração Conjunta de Organizações Internacionais de Diabetes”. Aprovado por 50 organizações internacionais, o documento pede que a cirurgia metabólica seja recomendada ou considerada como uma opção de tratamento para algumas pessoas com diabetes tipo 2.

As informações publicadas na Diabetes Care estabelecem as primeiras diretrizes clínicas para quando recomendar ou considerar a cirurgia metabólica como tratamento para pessoas com diabetes tipo 2.

“A cirurgia representa uma saída das abordagens convencionais para o diabetes. As novas diretrizes efetivamente introduzem uma das maiores mudanças para o cuidado do diabetes nos tempos modernos”, disse Francesco Rubino, professor de cirurgia metabólica e bariátrica do King’s College London, consultor cirurgião em King’s College Hospital e primeiro autor do artigo.

As novas diretrizes surgiram da Segunda Cúpula de Cirurgia do Diabetes (DSS-II), uma conferência de consenso internacional realizada em setembro de 2015 no King’s College London e organizada em conjunto com a Diabetes UK, a American Diabetes Association, a International Diabetes Federation, a Chinese Diabetes Society, e Diabetes India.

Um segundo artigo, “Identificando Barreiras para o Uso Apropriado de Cirurgia Metabólica / Bariátrica para o Tratamento do Diabetes Tipo 2: Resultados do Laboratório de Políticas”, publicado no Diabetes Care, explora os custos e os benefícios de atender a demanda potencial de cirurgia metabólica no Reino Unido e nos EUA. O artigo examina barreiras conceituais e práticas à cirurgia identificadas através de um Laboratório de Políticas hospedado no 3º Congresso Mundial sobre Terapias Intervencionárias para Diabetes Tipo 2, em setembro de 2015, em King’s.

“O caso para o aumento da absorção da cirurgia bariátrica parece forte o suficiente para envolver os formuladores de políticas e os profissionais em uma discussão conjunta sobre a melhor maneira de usar a cirurgia, em conjunto com outras intervenções, no tratamento do diabetes”, disse a Professora Jennifer Rubin, do Policy Institute no King’s que hospedou o Policy Lab.

O amplo endosso à cirurgia como opção de tratamento deve inspirar novas abordagens na pesquisa, escreve Professor Rubino. Pesquisadores e clínicos já estão tentando imitar os efeitos da cirurgia gastrointestinal usando intervenções menos invasivas. As intervenções farmacológicas que visam mecanismos de regulação metabólica dentro do intestino também estão sendo investigadas.

Acesse o artigo, Cirurgia Metabólica no Algoritmo de Tratamento para Diabetes Tipo 2: Uma Declaração Conjunta de Organizações Internacionais de Diabetes. http://care.diabetesjournals.org/content/39/6/861

CIRURGIA PARA DIABETES É APROVADA NO BRASIL – A Cirurgia Metabólica poderá ser indicada para o tratamento de pacientes que possuem diabetes mellitus Tipo 2 (DM2), com Índice de Massa Corporal entre 30 Kg/m2 a 35 Kg/m2. O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou, em dezembro de 2017 – a resolução Número 2.172, que traz novas regras e ampliam a indicação da cirurgia metabólica para o tratamento de pacientes com diabetes.

“A partir de agora, o procedimento está normatizado pelo CFM”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Caetano Marchesini.

Caetano lembrou que a diabetes tipo 2 está diretamente associada à obesidade. “Cerca de 9% da população brasileira convive com o diabetes. São mais de 14,3 milhões de pessoas que poderão ter a cirurgia metabólica como opção terapêutica, caso o tratamento clinico não apresente resultados ”, declarou Marchesini.

Além do IMC e da ausência de resposta ao tratamento clínico, outros critérios para a indicação da cirurgia metabólica são a idade mínima de 30 anos e máxima de 70 anos e ter menos de dez anos de diagnóstico de diabetes.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page