top of page

10 dicas de cuidados com a imagem para quem quer mudar de profissão em 2023


Foto: Shutterstock


Cerca de 80% das pessoas que buscam um consultor de imagem têm como resultado uma maior segurança para alcançar a mudança almejada, de acordo com dados divulgados pela Associação Internacional dos Consultores de Imagem (AICI). Para quem está buscando uma vaga de trabalho neste final de ano ou uma recolocação profissional em 2023, ter a orientação de um especialista contribui no processo seletivo.


É o caso da advogada Ângela Beatriz Toso, de 41 anos, que passou por uma gravidez em 2020 e resolveu voltar a trabalhar em 2022. Ela conta que não sentia segurança e não se identificava mais com suas roupas e com o seu corpo, até encontrar a consultora de imagem Mariana Valentin, formada no Centro Europeu. "Eu tinha algumas entrevistas de trabalho e nada ficava bem. Estava sem condições de comprar tudo novo. Então pedi auxílio para uma consultora de imagem, que me ajudou a adequar a minha imagem com as peças do meu armário. O resultado foi 100% de sucesso, consegui a colocação que eu pretendia e ainda aprendi muito e uso todas as dicas no meu dia a dia", conta Ângela, que hoje atua com contratos comerciais.


De acordo com o supervisor do curso de consultoria de imagem do Centro Europeu, Pablo Inisio, a construção de imagem é desenvolvida através de três pilares: aparência, comportamento e comunicação. "Esses elementos são trabalhados a partir de técnicas de autoconhecimento que ajudam a valorizar as características de cada um e a transformar em algo positivo para a sua imagem", afirma.


Com o objetivo de auxiliar os profissionais que estão em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, separamos dez dicas essenciais, explicadas por Pablo, envolvendo os três pilares fundamentais desta área:


1 - CUIDE DAS REDES SOCIAIS - Elas devem refletir o quanto é competente para desenvolver a função que está buscando, pois, atualmente, é comum que as empresas pesquisem o perfil dos profissionais.

2 - VISTA-SE PARA O CARGO ESPERADO - Observe como veste-se a pessoa que está na posição que almeja, os cuidados com a imagem que adota e o que usaria. "Olhe-se no espelho e veja o que precisa ajustar", afirma o consultor.

3 - CUIDADO COM OS SABOTADORES DE IMAGEM - Aqui estamos falando de tudo que passa uma imagem de falta de cuidado, como a raíz do cabelo por fazer, esmalte descascado, calçados sujos, bolsas arranhadas, roupa desbotada, manchada, rasgada ou faltando botões. Mantenha sempre o cabelo bem penteado e cortado, com uma hidratação adequada e bom cuidado com a pele.


4 - ALINHE O GUARDA-ROUPAS - É importante ter peças versáteis que possam ser utilizadas no dia a dia e no ambiente de trabalho, composições que permitam criatividade, empoderamento e aprender a usar a peça que já possui de forma correta.


5 - CONHEÇA A EMPRESA - Pesquise sobre a filosofia do local, sobre como as pessoas que trabalham nesta empresa se vestem, se comportam e onde frequentam. Isso permite passar uma conexão no momento da entrevista e mostrar que já pertence ao local.

6 - CUIDADO COM O COMPORTAMENTO - Comprimente adequadamente seu entrevistador; como vai olhar, falar, tenha respostas assertivas, fale das próprias competências e tenha uma aparência que traga credibilidade. Atenção à concordância verbal e a forma correta de pronúncia das palavras.

7 - CUIDADO COM AS FOTOS DE PERFIL - Desde o WhatsApp até o Linkedin, a imagem deve refletir quem você é. Não deve-se usar paisagens, fotos de animais ou filtros que mudam sua aparência.


8 - PEÇAS CHAVES - No guarda-roupas, invista em peças chaves e duráveis, avalie a qualidade do tecido e se será muito utilizada. Boas opções são blazer azul marinho, calça de alfaiataria, camisa branca e jeans escuro de corte reto.


9 - EVITE EXCESSOS - Brincos ou colares grandes, unhas em gel muito coloridas, roupas curtas ou apertadas não se adequam bem ao ambiente de trabalho.


10 - SEJA GENTIL - Comprimentar e ter educação é indispensável. O comportamento vale muito nessa hora.


CURSO DO CENTRO EUROPEU - O Centro Europeu conta com a formação mais completa em consultoria de imagem, nas modalidades online e presencial, com 188 e 146 horas/aula, respectivamente. No online, todas as aulas são ao vivo e o aluno tem a possibilidade de interagir com o professor e os colegas de classe.


A procura pelo curso saltou 2042% em sete anos, de acordo com a instituição. Atualmente, 300 alunos estão matriculados e frequentando as aulas nas cidades de Curitiba e Ponta Grossa. Com o mercado competitivo, o profissional pode atuar em várias áreas, como: lojas, treinamento de vendedores, orientação de empresários, atendimento direto ao cliente, atendimento para políticos, marcas, shoppings e outros.


Para saber mais, acesse o site.


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page